Fragmentos do Livro “Filoteia” de São Francisco de Sales (3)

9. O Homem Seria Um Nada Se Não Fosse Deus. O Homem é Um Nada Sem Deus.


"Ah! minha alma, tu estavas mergulhada no abismo do nada e aí estarias ainda se Deus não te tivesse tirado.
[...]
Mas, ah! meu Criador, em vez de me unir convosco pelo amor e por meus serviços, minhas paixões revoltaram meu coração contra Vós, separaram e afastaram minha alma de Vós e ela entregou-se ao pecado e devotou-se à injustiça. Respeitei e amei tão pouco a vossa bondade, como se não tivésseis sido meu Criador.
[...]
Quero humilhar-me, e por isso farei isto ou aquilo, sofrerei este ou aquele desprezo; quero absolutamente mudar de vida; seguirei dora em diante o movimento desta inclinação que meu Criador me deu para ele; honrarei em mim esta qualidade de criatura de Deus e como tal me considerarei unicamente.
[...]
Ó meu Deus, eu vos suplico que me conserveis, pelo vosso poder, nestas resoluções e sentimentos, ó Virgem Santíssima, eu vos peço que as recomendeis ao vosso Filho divino, com todos aqueles por quem tenho obrigação de rezar."


10. Para Que o Homem Foi Criado.


"Não foi por nenhum motivo de interesse que Deus nos criou, pois nós lhe somos absolutamente inúteis; foi unicamente para nos fazer bem, facultando-nos, com sua graça, participar da sua glória; e foi por isso, Filoteia, que ele te deu tudo o que tens: o ENTENDIMENTO, para conheceres e adorares; a MEMÓRIA, para te lembrares dele; a VONTADE, para o amares; a IMAGINAÇÃO, para te representares os seus benefícios; os OLHOS, para admirares as suas obras; a LÍNGUA, para o louvares, e assim as demais potências e faculdades.

Sendo esta a intenção que Deus teve, em te criando, com certeza DEVES ABOMINAR e evitar todas as ações que são contrárias a este fim; e quanto àquelas que não te conduzem a Ele, tu as deves desprezar, como vãs e supérfluas."


11. Os Benefícios que Deus Te Agraciou.


"Considera [...] as graças sobrenaturais, o teu nascimento no seio da Igreja, o conhecimento tão perfeito que tens tido de Deus desde a tua infância, a recepção dos sacramentos tão frequente e salutar. Quantas inspirações da graça, quantas luzes interiores, quantas repreensões de tua consciência, por causa de tua vida desregrada! Quantas vezes Deus te tem perdoado os pecados e velado sobre ti, para livrar-te das ocasiões, onde estavas prestes a perder eternamente a tua alma! Todos estes anos de vida que Deus te concedeu não te deram tempo bastante para progredir no aperfeiçoamento de tua alma? Examina estas graças minuciosamente e contempla quão bom e misericordioso Deus tem sido sempre contigo.
[...]
Ah! Filoteia, começa, pois, a negar a teu corpo estes e aqueles prazeres, para acostumá-lo a levar o jugo do serviço de Deus. [...] Emprega afinal os meios de salvação que Deus te oferece por sua santa Igreja."


12. Acumulação dos Pecados.


"Vai em espírito àquele tempo em que começaste a pecar; pondera quanto tens aumentado e multiplicado os teus pecados de dia a dia, contra Deus e contra o próximo, por tuas obras, por tuas palavras, por teus pensamentos e por teus desejos.
[...]
Presta atenção especialmente à tua ingratidão para com Deus, pois este é um pecado geral que se acha em todos os outros e lhes aumenta infinitamente a enormidade. Conta, se podes, todos os benefícios de Deus, dos quais a maldade de teu coração se serviu para desonrá-lo.
[...]
Oh! eu me acho num deplorável estado de corrupção, impureza, ingratidão e iniquidade. É possível que eu tenha levado a minha insensatez e ingratidão a ponto de já não haver um de meus sentidos que não esteja deturpado por minhas iniquidades, nenhuma das potências da minha alma que não esteja profanada e corrompida por meus pecados.
[...]
Ó Senhor, misericórdia para esta alma pecadora. Ó divino Coração de Jesus, fonte de compaixão e de bondade, tende piedade desta alma miserável."



++ Fragmentos do Livro “Filoteia” de São Francisco de Sales (1)
<< Fragmentos do Livro "Filoteia" de São Francisco de Sales (2)
>> Fragmentos do Livro "Filoteia" de São Francisco de Sales (4)


Posts publicados no Instagram Guardião Católico. Siga-nos: @guardiaocatolico. Acompanhe a hashtag #FiloteiaQuotesGC

Comentários