Exercícios Espirituais de Preparação Para Consagração a Nossa Senhora



Antes de fazermos a nossa total entrega à Santíssima Virgem, antes de fazermos nossa Consagração a Nossa Senhora, temos que nos preparar. Temos que nos desapegarmos do mundo, nos conhecermos, conhecermos Maria e conhecermos Jesus. Temos que nos esvaziarmos de nós próprios e nos enchermos da Virgem Maria para ela preparar nosso coração e gerar o Cristo em nós.

Existem diversas propostas, itinerários, para realizarmos essa preparação para o grande dia. Você pode fazer o download dos Exercícios Espirituais elaborado pela Arca de Maria clicando no link “Exercícios Espirituais Para a Total Consagração a Santíssima Virgem”. No site Consagra-Te tem as orações para cada dia e você pode fazer o download acessando “Orações Preparatórias Para Consagração à Nossa Senhora”. A fórmula de consagração também pode ser baixada no site Consagra-Te acessando “Fórmula de Consagração à Santíssima Virgem”.

No livro dos Exercícios Espirituais, assim como no Tratado, tem todas as orações necessárias também.

No site da Montfort, tem um itinerário excelente e muito bem organizado, com sugestões de trechos de livros e passagens do Evangelho. Abaixo, apresento o esquema com trechos deste itinerário. Recomendo acessar a página destes exercícios acessando o link “Itinerário Montfort”.

Aqui no Guardião Católico irei disponibilizar minhas meditações para cada dia, na medida do possível. Realizarei as meditações tomando como base o livro “Consagração a Nossa Senhora” de D. Antônio Maria Alves de Siqueira, que recomendo fortemente às pessoas que tiverem condições adquirirem. Este livro é editado pela Editora Santuário.

A preparação para consagração à Santíssima Virgem consiste em 12 dias preliminares e 3 semanas. Nos 12 Dias Preliminares a gente faz o exercício de nos desapegarmos completamente do mundo. Na Primeira Semana suplicamos ao Espírito Santo que nos ajude a nos conhecermos e assim nos convertermos. A Segunda Semana é dedicada para conhecermos melhor quem nos levará da forma mais perfeita possível a Jesus, a Santíssima Virgem. Na Terceira Semana, imploramos para conhecermos melhor Jesus, para nos moldarmos a Ele, com a ajuda de Nossa Senhora.

Antes de começarmos as meditações de cada dia, sugere-se:

a) Pôr-se na presença de Deus, através de Nosso Senhor Jesus Cristo contemplado juntamente com Nossa Senhora (durante o tempo da encarnação, no presépio, em Nazaré, no Templo, na via-crúcis, no Calvário, etc.);
b) Suplicar a Nosso Senhor, através de Maria Santíssima, a graça própria do período: desprezo do mundo, conhecimento próprio, de Nossa Senhora ou de Nosso Senhor;
c) Oferecer por essa intenção uma das orações determinadas por São Luís de Montfort;
d) Meditar (ato da inteligência, o que eu devo saber) sobre as verdades propostas.
e) Que deve conduzir à produção e explicitação de afetos (atos da vontade, o que eu devo querer);
f) Formular resoluções práticas, precisas (determinadas na matéria, no tempo, no espaço, nas circunstâncias, etc.) e em pequeno número, oferecendo-as a Nosso Senhor pelas mãos de Maria e suplicando força para cumpri-las;
g) Oferecer nesta intenção alguma(s) outra(s) das orações determinadas por São Luís (os exercícios remanescentes podem ser feitos em outro momento do dia).

Acessando a página “Consagração a Nossa Senhora” você terá acesso a indicação dos textos que serão meditados e às próprias meditações.

Qualquer dúvida, terei o imenso prazer em ajudar a saná-la. Pode entrar em contato através do Instagram @GuardiaoCatolico.


Links de Suporte:






















Comentários