NOVENA CONTRA DEPRESSÃO - Nove dias com Nossa Senhora do Sorriso



Nesta novena serão meditados, por dia, um de cada um dos comportamentos ligados à depressão listados abaixo:

1. Tristeza profunda e crescente
2. Desânimo (cansaço) físico e espiritual
3. Angústia profunda
4. Ansiedade, medo de tudo e, especialmente, do futuro
5. Pessimismo exagerado
6. Medo e covardia para enfrentar qualquer coisa (inclusive a si mesmo)
7. Sentimentos de incapacidade para executar qualquer tarefa
8. Sentimento de solidão e abandono de todos, até mesmo de Deus
9. Total falta de sentido para a vida


Sugestões Preliminares:

1. Fazer a novena em estado de graça, ou seja, confessar-se antes de começa-la: se não for possível a confissão sacramental (com um padre), fazer um exame de consciência antes de começar, pedir perdão a Nosso Senhor pelas faltas e ter o FIRME PROPÓSITO de se confessar na PRIMEIRA oportunidade.
2. Fazer a novena após a Santa Missa: Se Não for possível participar da missa todos os dias da novena, participar pelo menos no primeiro e último dias da novena.
3. Comungar na intenção da cura da depressão (própria ou da pessoa que está sofrendo do mal).
4. No nono (último) dia da novena contra a depressão, colocar na intenção da Santa Missa o pedido de intercessão de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Terezinha do Menino Jesus por TODOS que estão sofrendo de depressão.
5. É importante que após a comunhão e após as orações propostas na novena, permanecer por uns 15 minutos diante de Sacrário, contemplando Jesus Sacramentado, em oração.

Obs: Se não for possível fazer a novena após a Santa Missa, é de extremo valor fazê-la em uma igreja diante do Sacrário. Se, também não for possível fazê-la em uma igreja, poderá ser feita em casa (ou outro lugar que possibilite a meditação) de forma piedosa, diante de uma imagem de Nossa Senhora do Sorriso (ou outra imagem de Nossa Senhora que tenha devoção) e de Jesus.


Orações e Meditações

Primeiro Dia - Pedindo a Cura da Tristeza Profunda e Crescente

Ó Deus querido, confiando nas palavras proferidas por seu profeta Habacuc que disse: “Encontrarei minha alegria no Deus de minha salvação” (Habacuc 3,18) e também em Jó que, no meio de sua tristeza, ouviu de seu amigo Bildad: “Ele porá de novo o riso em tua boca, e em teus lábios, gritos de alegria” (Jó 8,21), eu lhe peço em nome de Jesus, e por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, que o Senhor me liberte desta tristeza profunda e crescente que me assola, tirando-me toda a alegria de viver.

Por intermédio do profeta Isaías, o Senhor também se manifestou dizendo: “A tristeza e os lamentos fugirão. Sou eu quem vos consola!” (Isaías 51, 11-12), por isso eu lhe imploro que o Seu Santo e poderoso consolo caminhe comigo hoje e sempre, afugentando de minha mente e do meu coração tudo o que possa vir a me entristecer.  Amém!

Segundo Dia - Pedindo a Cura de Todo Desânimo (cansaço) físico e espiritual

Ó Pai bondoso e amoroso, que pelos lábios do profeta Isaías nos garantiu que “aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem cansar, vão para a frente sem se fatigar” (Isaías 40,31), eu lhe peço em nome de Seu Filho amado Jesus, e por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, que o Senhor, com o seu Espírito Santo, fortaleça minha alma, meu corpo e todo o meu ser, ajudando-me a vencer definitivamente esse cansaço físico e espiritual que me impede de viver. Confio, Senhor, em suas promessas e em suas palavras que estão no livro dos Salmos e dizem: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá” (Salmos 36,5), entregando-me totalmente em suas mãos, neste dia e também em todos os outros dias de minha vida. Amém!

Terceiro Dia - Pedindo a Cura da Angústia Profunda

Querido Pai nosso e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo presente diante de mim na Hóstia Consagrada dentro do Sacrário, confiante, como o profeta Jonas que, no ventre da baleia que o engoliu, afirmou: “Em minha aflição, invoquei ao Senhor, e ele ouviu-me” (Jonas 2,3), eu lhe peço, em nome de Jesus, que ouça esta minha invocação que lhe faço do fundo do meu coração: Ouça-me e, por meio do seu poder infinito, arranque-me de dentro dessa angústia que me devora lentamente para que eu possa exclamar como o profeta Isaías um dia exclamou: “Eis que meu sofrimento se mudou em conforto” (Isaías 38,17). Por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, permaneça ao meu lado como o Senhor permaneceu nos momentos de angústia ao lado de Isaías, tranquilizando-o com estas palavras: “Eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: ‘Nada temas, eu venho em teu auxílio’” (Isaías 41,13). Segure, Senhor, a minha mão durante todo este dia e em todos os outros dias de minha vida, e não a largue por um só instante, pois eu preciso caminhar de mãos dadas com o Senhor, hoje e sempre. Amém!

Quarto Dia - Pedindo a Cura da Ansiedade e dos Medos de Tudo, Especialmente do Futuro.

Ó Pai de amor e de poder infinito, que por meio do profeta Isaías, por diversas vezes, fortaleceu o seu povo escolhido - fraco e temeroso diante dos adversários mais fortes - dizendo-lhe: “Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa” (Isaías 41,10). Em nome de Jesus Cristo e por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, eu faço minhas essas palavras do profeta Isaías e as digo confiante a mim mesmo, repetindo-as com fé: O Senhor é o meu Deus e está ao meu lado: hoje e sempre! O Senhor é o meu único Deus e me fortalece a todo instante: afugentando do meu coração e da minha mente todos os meus temores, infundados ou não. O Senhor é o meu Deus e me liberta definitivamente de toda essa ansiedade que me sufoca. O Senhor me protege de tudo com as suas mãos fortes, poderosas e impenetráveis, deixando de lado todas as forças do mal que querem me atormentar neste dia e em todos os dias restantes de minha vida terrena. Amém!

Quinto Dia - Pedindo a Cura do Pessimismo Exagerado

Pai de amor que criou a todos nós nos cercando de coisas belas e maravilhosas, neste dia, diante de Jesus presente no Sacrário, venho lhe pedir que abra os meus olhos para que eu possa olhar, observar e sentir o quanto o Senhor nos ama por meio de todas as suas obras e por sua imensurável generosidade. Peço-lhe hoje, de uma maneira especial, que cure o pessimismo que invade o meu coração e a minha mente, que me cega e me impede de ver as oportunidades que o Senhor nos apresenta todos os dias e em todos os momentos para sermos pessoas cada dia mais felizes. Faça brotar e crescer em meu coração a esperança que vem do Senhor e que eu possa acreditar fielmente na sua Palavra, escrita no livro dos Provérbios que dia a todos nós: “Haverá certamente um futuro e tua esperança não será frustrada” (Provérbios 23,18). Faça, Senhor, renascer em mim a esperança e que, a partir de hoje, eu possa ver e entender as coisas e os fatos que acontecem comigo a partir destas outras sábias palavras do Livro do Eclesiástico: “Todas as obras do Senhor são boas; ele põe cada coisa em prática quando chega o tempo. Não há razão para dizer: ‘Isto é pior do que aquilo’, porque todas as coisas serão achadas boas a seu tempo" (Eclesiástico 39, 39-40). Eu lhe peço isso, meu Deus, em nome de seu Filho Jesus Cristo e por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, que libertou Santa Terezinha de sua terrível depressão. Amém!


Sexto Dia - Pedindo a Cura do Medo e da Covardia para Enfrentar Qualquer Coisa (inclusive a si mesmo)

Deus de amor, de paciência infinita e de bondade imensurável, de quem o profeta Isaías nos diz: “Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei àqueles que têm coração perturbado: ‘Tomai ânimo, não temais! Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-nos’” (Isaías 35, 3-4), eu quero, neste sexto dia da novena, lhe pedir, por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso e em nome de seu amado Filho Jesus, que arranque do meu coração e da minha mente todo medo e toda covardia que me impedem de enfrentar os desafios diários de minha vida. Peço-lhe a coragem para encarar os meus problemas e traumas interiores e buscar, para cada um deles, uma solução definitiva, por meio do seu Santo Espírito restaurador que os inspira a rezar sempre e a todo instante: “O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus!” (Filipenses 4, 5-7). Cobre-me Senhor, neste dia e sempre, com a sua paz! Amém!

Sétimo Dia - Pedindo a Cura do Sentimento de Incapacidade para Executar Qualquer Tarefa

Ó Pai querido, que disse a todos nós, pelas palavras do Salmo 49: “Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória” (Salmos 49, 15), eu estou, neste sétimo dia de nossa novena, invocando o seu imbatível poder para me curar desse sentimento de incapacidade que me aprisiona e me impede de trabalhar ou executar qualquer tarefa, por mais simples e mais fácil que possa parecer às outras pessoas. Eu sei que o Senhor, Pai querido, entende essa minha fraqueza espiritual que eu mesmo não consigo entender nem vencer. Por isso é que eu lhe peço neste dia, por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso e em nome de seu Filho Jesus, a força e o poder que vem do alto. Essa força invencível que emana do seu Espírito Santo. Espírito que, como nos diz São Paulo na Carta aos Romanos, “... vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Romanos 8,26). Dá-me, ó Pai, a certeza e a confirmação de sua Palavra em Isaías: “Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus” (Isaías 43, 2-3). Caminhe, Senhor, ao meu lado neste dia e em todos os demais dias de minha vida, fortalecendo-me cada vez mais. Amém!

Oitavo Dia - Pedindo a Cura do Sentimento de Solidão e de Abandono de Todos, até Mesmo de Deus

Ó Jesus querido, que um dia experimentou na carne o sentimento de total solidão e abandono que constantemente atormenta minha vida, quando do alto da cruz bradou ao nosso Pai: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Marcos 15,34), eu lhe peço, neste penúltimo dia desta novena, que, por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, o Senhor me cure dessa sensação intermitente de abandono e solidão por parte de todos, principalmente da parte de Deus nosso Pai. Faça-me ouvir bem no íntimo do meu coração, suas palavras - antes de voltar ao céu para junto de nosso Pai - que confortaram e fortaleceram na fé os discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo!” (Mateus 28,20). Por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, permaneça comigo, da mesma maneira que o Senhor permaneceu ao lado de Santa Terezinha durante toda sua vida: curando-a, consolando-a, exortando-a, ensinando-a, corrigindo-a e, principalmente, santificando-a, para que se tornasse nossa grande intercessora no céu. Santa Terezinha, que foi curada de sua depressão por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, eu lhe peço: una-se a mim neste pedido junto ao seu amado esposo Jesus. Amém!

Nono Dia - Pedindo a Cura da Total Falta de Sentido Para a Vida

Pai querido, que me conhece por inteiro: célula por célula, desde o dia de minha concepção no ventre de minha mãe, como diz o salmista: “Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós que me tecestes no seio de minha mãe” (Salmos 138,13); o Senhor sabe que, muitas vezes, em meu vazio existencial, sinto vontade de desabafar como o seu servo Jó desabafou, no auge de sua depressão: “Por que não morri no seio materno, por que não pereci saindo de suas entranhas? Todos os meus temores se realizam, e aquilo que me dá medo vem atingir-me. Não tenho paz, nem descanso, nem repouso; só tenho agitação” (Jó 3,11.25-26). Por isso, neste último dia desta poderosa e curativa novena, quando eu já começo a perceber melhoras em meu corpo, em meu espírito e em meu humor, quero lhe pedir, por intercessão de Nossa Senhora do Sorriso, que eu seja agora, ó Senhor de nossas vidas, totalmente revestido por seu Espírito Santo, que me ajudará a encontrar novamente um sentido para minha vida. Que o seu Espírito Santa me faça ouvir neste momento, no íntimo do meu coração, Suas palavras escritas há milênios pelo profeta Isaías, mas dirigidas especialmente a mim, neste dia de vitória, onde o Senhor me diz: “Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo... Fica tranquilo, pois estou contigo. Não foste tu que me chamaste... Agora escuta, meu servo a quem escolhi: Eis o que diz o Senhor que te criou, que te formou desde o seio materno e te socorreu: nada temas, meu cervo a quem escolhi! Porque derramarei água (o seu poderoso Espírito Santo) sobre o solo sequioso (o meu frágil e sedento espírito humano), fá-la-ei correr sobre a terra árida (todo o meu ser físico e espiritual) (Isaías 43, 4-5.22.44,1-3). Derrame, Senhor, agora neste momento, generosamente, o seu Espírito Santo sobre todo o meu ser e transforme definitivamente a minha vida: curando-a e fazendo-me sentir amado por todas as pessoas, sem exceção, mas principalmente muito amado pelo Senhor: meu Pai querido que me protege, me guarda, me inspira, me orienta e me conduz por toda minha vida, até o dia em que, finalmente, veremo-nos face a face... no céu. Amém!


Oração Final (Todos os Dias)

Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa, que com um claro sorriso vos dignastes consolar e curar vossa filha Santa Terezinha do Menino Jesus da depressão, devolvendo-lhe a alegria de viver e o sentido da sua existência em Cristo Ressuscitado.

Ó Virgem do Sorriso, olha com maternal afeto para tantos filhos e filhas que sofrem com a depressão, transtornos e síndromes psiquiátricas e males psicossomáticos.
Que Jesus Cristo cure e dê sentido à vida de tantas pessoas, cuja existência às vezes está deteriorada.
Maria, que seu belo sorriso não deixe que as dificuldades da vida obscureçam nosso ânimo. Sabemos que só seu filho Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos do nosso coração.

Maria, mediante a luz que brota de seu rosto, transparece a misericórdia de Deus. Que seu olhar nos acaricie, e nos convença que Deus nos ama e nunca nos abandona, e a sua ternura renove em nós a autoestima, a confiança nas próprias capacidades, o interesse pelo futuro e o desejo de viver feliz.

Que os familiares dos que sofrem com a depressão ajudem no processo de cura, nunca os considerando farsantes da enfermidade com interesses de comodidade, mas os valorizem, escutem, compreendam e os animem.
Virgem do Sorriso alcança-nos de Jesus a verdadeira cura e livra-nos de alívios temporários e ilusórios.
Curados, comprometemo-nos a servir com alegria, disposição e entusiasmo Jesus como discípulos missionários, com nosso testemunho de vida renovada.

Amém.

Rezar 1 Pai Nosso e 2 Ave-Marias em honra às duas grossas lágrimas de alegria que deslizaram silenciosamente sobre as faces de Santa Terezinha do Menino Jesus quando foi tocada pelo Sorriso de Nossa Senhora.


Salmo 142

"Senhor, ouvi a minha oração; pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, atendei-me em nome de vossa justiça.

Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de vós.

O inimigo trama contra a minha vida, ele me prostrou por terra; relegou-me para as trevas com os mortos.

Desfalece-me o espírito dentro de mim, gela-me no peito o coração.

Lembro-me dos dias de outrora, penso em tudo aquilo que fizestes, reflito nas obras de vossas mãos.

Estendo para vós os braços; minha alma, como terra árida, tem sede de vós.

Apressai-vos em me atender, Senhor, pois estou a ponto de desfalecer. Não me oculteis a vossa face, para que não me torne como os que descem à sepultura.

Fazei-me sentir, logo, vossa bondade, porque ponho em vós a minha confiança. Mostrai-me o caminho que devo seguir, porque é para vós que se eleva a minha alma.

Livrai-me, Senhor, de meus inimigos, porque é em vós que ponho a minha esperança.

Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto.

Por amor de vosso nome, Senhor, conservai-me a vida; em nome de vossa clemência, livrai minha alma de suas angústias.

Pela vossa bondade, destruí meus inimigos e exterminai todos os que me oprimem, pois sou vosso servo."



As meditações desta novena foram retiradas do livro “Combatendo a Depressão e as Situações Depressivas com a Oração”, do casal Antônio Miguel Kater Filho e Alaice Mariotto Kater, e recomendo muito a leitura. Ele pode ser adquirido no site da própria editora Ave Maria.














Comentários