Catequese Mariana



Catequese Maria (Catequese com Maria)

Maria é o caminho mais seguro para chegar a Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf. Jo 14,6). Diz São Luís Maria Grignion de Montfort que se Jesus ainda não é tão conhecido quanto deveria ser, isso se dá poque Maria Santíssima é pouco conhecida. Onde está Maria, está Jesus. Buscando Maria, encontra-se Jesus. Tudo em Maria aponta para Jesus. É impossível amar verdadeiramente Maria e não amar muito mais Jesus.

Maria é o modelo de criatura que Deus nos deu, o modelo perfeito para chegarmos à perfeição. Caminhar com Maria é andar em direção a Jesus. Este é o propósito desta seção do Blog denominada "Catequese Mariana": Fazer uma Catequese com Maria, ou seja, ser catequizado por Ela, que educou o Cristo.

Aqui iremos estudar o que a Igreja nos ensina sobre a Mãe de Nosso Salvador através de documentos, dos ensinamentos dos santos e, claro, das sagradas escrituras. Não se trata de um estudo de Mariologia, embora a ideia consista em beber bastante desta fonte para chegarmos ao pleno entendimento. Não se trata também de um estudo do Catecismo da Igreja Católica, embora ele vá estar sempre presente.

A Catequese Mariana consiste em conhecer Nossa Senhora de forma mais profunda para que possamos imitá-la e conhecer todas as graças que Deus está disposto a dar para quem O ama de forma plena. Maria é a "Plenitude da Graça" (Gratia Plena): “Deus reuniu todas as águas e chamou-as mar; reuniu todas as graças e chamou-as Maria”, escreve poeticamente São Luís Maria Grignion de Montfort.


Início em 24 de Junho


A partir de 24 de junho de 2017 (dia do Imaculado Coração de Maria) as postagens de Catequese Mariana começarão a ser publicadas. Enquanto isso, vocês podem ir enviando sugestões de temas para serem abordados para o email apostolado@fernandopetersen.com.br.

Siga também o Instagram @GuardiaoCatolico e a Fanpage com o mesmo nome.